24ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 8,1-3
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
– Naquele tempo,
1 Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele;
2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;
3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus viajando de cidade em cidade, pregando e anunciando a Boa Nova.
Ele não está sozinho, além dos apóstolos, o Evangelho destaca a presença de mulheres que haviam sido curadas e agora dedicavam suas vidas ao serviço de Jesus e de seus discípulos.
Entre elas, estão Maria Madalena, Joana e Susana, que, com os bens que possuíam, apoiavam a missão de Cristo.
A presença dessas mulheres é profundamente reveladora. Naquela época, elas não eram vistas como figuras centrais na sociedade, mas Jesus rompe essas barreiras culturais, trazendo-as para o centro de seu ministério.
Elas respondem com gratidão e compromisso, ajudando de forma concreta, não apenas com sua presença, mas com seus recursos.
Isso nos mostra que no Reino de Deus, todos têm um lugar, independentemente de seu passado ou status social.
Este Evangelho nos lembra que, assim como essas mulheres, todos somos chamados a contribuir com a missão de Jesus de maneira prática.
Nossas vidas, nossos talentos e nossos recursos podem ser usados para espalhar o Reino de Deus. Embora a Igreja reconheça a importância da participação da mulher na vida eclesial, o Papa Francisco admite que “ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja” (EG, 103).