TERÇA-FEIRA
24/12/2024
NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Evangelho – Lucas 2,1-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
1 Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
2 Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.
3 Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal.
4 Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia,
5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto,
7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
8 Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.
9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo.
10 O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo:
11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor.
12 Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.
13 E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo:
14 “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
O Evangelho de Lucas nos apresenta o nascimento de Jesus com simplicidade, beleza e profundidade. É um convite para olhar além das aparências e reconhecer a grandeza do mistério de Deus que se faz pequeno, humilde e acessível a todos.
Jesus nasce em Belém, em meio à simplicidade de uma manjedoura. Ele, o Filho de Deus, escolhe a humildade e a pobreza para nos ensinar que o verdadeiro poder não está nas riquezas ou nos tronos deste mundo, mas no amor e na entrega.
Os anjos anunciam aos pastores a grande notícia: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor.” Essa mensagem é motivo de grande alegria, não apenas para os pastores, mas para toda a humanidade.
Os pastores, pessoas simples e marginalizadas, são os primeiros a ouvir o anúncio do nascimento do Salvador. Isso nos mostra que o amor de Deus é para todos, especialmente para os humildes e esquecidos.
O nascimento de Jesus nos ensina que Deus não está distante nem inacessível. Ele se faz próximo, vindo ao nosso encontro na simplicidade. Neste Natal, somos convidados a buscar Deus nas pequenas coisas, nos gestos de amor e nas relações humanas.
O Natal é tempo de alegria, mas uma alegria que vai além das festas e presentes. É a alegria de saber que Deus nos ama tanto que veio habitar entre nós. Que essa alegria preencha nosso coração e nossa família.
Assim como os anjos anunciaram o nascimento de Jesus, também somos chamados a levar a mensagem de amor, esperança e paz para aqueles que estão ao nosso redor. Quem está precisando de uma palavra ou gesto de conforto neste Natal?
“O Natal é a celebração de um Deus que se fez pequeno para nos elevar. Ele escolheu a simplicidade e a humildade para nos mostrar que o verdadeiro poder está no amor. Que neste Natal, nossos corações sejam como a manjedoura: um lugar acolhedor para Jesus nascer e renovar nossa vida. Feliz Natal a todos!”