DOMINGO
12/01/2025
BATISMO DO SENHOR
Concluindo o tempo do Natal, reunimo-nos para a festa do Batismo de Jesus, que passou pelo mundo fazendo o bem.
Ao buscar o batismo, o Filho de Deus se solidariza com todo o povo; ungido pelo Espírito, assume publicamente a missão salvadora.
A nós, batizados em nome da Trindade, o Senhor nos chama a construir um mundo melhor.
Evangelho – Lucas 3,15-16.21-22
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
– Naquele tempo,
15 o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias.
16 Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21 Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu
22 e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
João esclarece, dizendo que viria alguém “mais forte” do que ele. Não quer ser confundido com o Messias.
Ele simplesmente batiza com água, sinal de purificação e de conversão, e se coloca a serviço. O que há de vir batizará com “espírito e fogo”, batismo de salvação e julgamento.
O Batismo de Jesus é um gesto de humildade. Ele, que é sem pecado, entra nas águas junto ao povo, identificando-se conosco e assumindo nossa condição humana.
Neste momento, vemos a manifestação clara do mistério da Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É uma oportunidade de aprofundar nossa fé no Deus Uno e Trino.
Assim como Jesus foi batizado, nós também fomos batizados e nos tornamos filhos amados de Deus. Nosso Batismo é o início de uma vida nova, marcada pela graça, pelo amor e pelo compromisso de viver como discípulos de Cristo.
O Batismo de Jesus marca o início de sua missão pública. Para nós, o Batismo também nos envia em missão: somos chamados a ser luz no mundo, testemunhando o amor de Deus em nossas vidas.
Mensagem de Esperança para o Povo
Encerrando o Tempo do Natal, somos convidados a renovar nosso compromisso de viver como filhos de Deus. Lembremo-nos de que, em nosso Batismo, também ouvimos as palavras do Pai: “Tu és meu filho amado.” Essa verdade nos dá força para enfrentar os desafios da vida e nos lembra de que pertencemos à família de Deus.
Com o vídeo do youtube podemos fazer uma melhor reflexão do Evangelho.