TERÇA-FEIRA
04/03/2025
8ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Evangelho – Marcos 10,28-31
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
– Naquele tempo,
28 começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
29 Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,
30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições -, e, no mundo futuro, a vida eterna.
31 Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Para compreendermos bem o Evangelho de hoje, é preciso retomar a reflexão que a liturgia nos propôs ontem.
Vimos que, para ser verdadeiros discípulos, precisamos renunciar a todos os ídolos, sobretudo o dinheiro e os bens materiais, e nos abrir plenamente a Deus, nosso único
Senhor.
A recompensa desse esforço é apresentada no Evangelho de hoje, ou seja, todo aquele que conseguir deixar casa, família, campos ou qualquer outro bem material receberá cem vezes mais.
Isso significa que a observância dos Mandamentos, a esmola e a prática da justiça são tão agradáveis a Deus quanto o sacrifício e a oferta ritual.
Ao mesmo tempo que temos uma participação ativa na Eucaristia, devemos agir dignamente, refletindo nos relacionamentos o nosso amor a Deus e ao próximo.
A recompensa de tudo isso é que receberemos cem vezes mais de tudo aquilo que dermos, pois seremos membros de uma grande família que é a Igreja.