SÁBADO
08/03/2025
DEPOIS DAS CINZAS
Evangelho – Lucas 5,27-32
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
– Naquele tempo,
27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”.
28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.
30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31 Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes.
32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Parece uma contradição a liturgia, no tempo em que nos orienta ao jejum e à abstinência, apresentar o relato de um banquete, ainda mais na casa de um pecador público.
O que isso quer ensinar-nos? Em primeiro lugar, que Jesus veio ao mundo para iluminar os pecadores e resgatar os que estão perdidos, assim como o médico se dedica a curar os doentes.
São esses os que mais precisam de Jesus para encontrar o caminho de vida nova, pois somente quando cessar toda forma de opressão, quando os pobres não tiverem mais fome ou medo, a luz de Deus iluminará o mundo, como anunciou Isaías.
Temos ainda um ensinamento que nos conduz à conversão: a exemplo da transformação de vida de Levi, que, de cobrador de impostos injusto, se torna caridoso e seguidor fiel do Mestre, todo cristão é chamado à conversão e à mudança de vida.