TERÇA-FEIRA
08/10/2024
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Evangelho – Lucas 10,38-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
– Naquele tempo,
38 Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra.
40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”
41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas.
42 Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Quando Jesus chega ao povoado, vai à casa de família amiga, é recebido na casa de Marta, que imediatamente se ocupa em servir e garantir que tudo esteja em ordem para o Mestre.
Antes de tudo, Jesus quebra um tabu: os mestres de sua época não ensinavam a lei às mulheres. Jesus, porém, ao ser recebido na casa de duas mulheres, confirma sua soberana liberdade com relação às proibições desse tipo.
Sua irmã, Maria, porém, escolhe outra postura: senta-se aos pés de Jesus e ouve atentamente a sua palavra. Marta, incomodada com a aparente inatividade da irmã, pede a Jesus que a mande ajudá-la. Jesus, no entanto, responde de forma surpreendente, dizendo que Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada.
Este Evangelho mostra dois modos de se relacionar com Deus: o de Marta, envolvida nos afazeres, preocupada em servir, e o de Maria, que deixa tudo de lado para ouvir o Senhor.
Não é que o serviço de Marta fosse irrelevante, ele tem sua importância, mas Jesus destaca que há algo ainda mais essencial: estar na presença Dele, ouvir a Sua voz, e se alimentar de Sua palavra.
Essa passagem nos convida a repensar nossas prioridades. Muitas vezes, somos como Marta, agitados e preocupados com inúmeras tarefas, sem tempo para o que é mais importante: estar com Jesus.
Podemos estar tão ocupados com as exigências da vida que nos esquecemos de parar, aquietar o coração e simplesmente escutar o que Ele tem a nos dizer. Maria nos ensina que é fundamental encontrar tempo para nos aproximar de Deus e ouvir sua voz. Esse é o alimento espiritual que sustenta e dá sentido às nossas atividades diárias.
Este Evangelho nos lembra que, em meio a tudo isso, a vida corrida e cheia, precisamos fazer como Maria: parar, escutar e dar atenção ao que é mais importante, a palavra de Deus e Sua presença. Não devemos permitir que as preocupações nos afastem da comunhão com o Senhor.
Que possamos encontrar equilíbrio entre o trabalho e a oração, entre o servir e o estar na presença de Deus, sabendo que o serviço só faz sentido se for alimentado pelo encontro profundo com Jesus.
Para melhor entender o Evangelho assista o Vídeo no youtube.