TERÇA-FEIRA
1/04/2025
4ª SEMANA DA QUARESMA
Evangelho – João 5,1-16
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João
1 Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém.
2 Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico.
3 Muitos doentes ficavam ali deitados: cegos, coxos e paralíticos.
4 De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
5 Aí se encontrava um homem que estava doente havia trinta e oito anos.
6 Jesus viu o homem deitado e, sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?”
7 O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”.
8 Jesus disse: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”.
9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado.
10 Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”.
11 Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”.
12 Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?”
13 O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”.
15 Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado.
16 Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
A água sempre foi associada à pureza, à cura e à vida.
Basta recordar diversas passagens do Antigo Testamento para comprovar sua importância na vida do ser humano e na ação de Deus.
Além da presença deste símbolo no Evangelho de hoje, também na primeira leitura, ela é determinante.
Ezequiel utiliza-a numa bela metáfora que simboliza o poder de Deus que dá a vida por toda a terra, enquanto João associa a água ao poder taumatúrgico de Jesus.
As águas descritas na profecia de Ezequiel são símbolo de vida nova, pelas quais terá novo alento todo ser vivo que nelas se mover.
Uma nova vida que o paralítico do Evangelho também esperava receber pelas águas da piscina, que a tradição popular acreditava serem agitadas por um anjo.
Mas, a vida nova, o doente a recebe por meio de Jesus Cristo.