SEXTA-FEIRA
14/02/2025
SANTOS CIRILO, MONGE, E METÓDIO, BISPO
Por desobediência, “Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus”. O pecado entra no mundo, com suas consequências. Somos convidados a fugir das ocasiões de pecado e nos abrirmos à Palavra de Deus, para fazer sua vontade. Essa foi a atitude que os santos Cirilo, monge, e Metódio, bispo, assumiram no seguimento de Cristo. Gregos de nascimento e irmãos de sangue e na fé, realizaram ambos, no século 9º, grandiosa obra missionária junto aos povos eslavos.
Evangelho – Marcos 7,31-37
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
– Naquele tempo,
31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole.
32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.
33 Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele.
34 Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!”
35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
37 Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Decápole significa, literalmente, dez cidades, referindo-se ao conjunto de povoados fundados entre os séculos IV e I a.C. e conquistados por Pompeu no ano 63 a.C.
Essas cidades, localizadas na região que hoje está dividida entre Israel, Síria e Jordânia, eram habitadas por uma população de cultura pagã.
Portanto, Jesus continua a realizar milagres entre os pagãos, mostrando, assim, que eles também são acolhidos no Reino.
Jesus aparece aqui, também, como o Redentor que restaura a bondade perdida por Adão e Eva no paraíso, texto que, por sinal, vemos na primeira leitura de hoje.
Cristo é o novo Adão, que dá início à nova humanidade, não mais marcada pelo pecado, mas pela graça.
Ele faz os surdos ouvir e os mudos falar (cf. Is 29,18). Uma curiosidade é que o rito do “efatá” faz parte ainda hoje do sacramento do batismo.
Depois de batizá-la, o sacerdote traça o sinal da cruz sobre os ouvidos e a boca da criança, repetindo o mesmo gesto de Jesus, um gesto simbólico, mas de significado muito profundo, que tem sua origem no Evangelho que hoje meditamos.