QUARTA-FEIRA
23/10/2024
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Evangelho – Lucas 12,39-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
– Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
39 “Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa.
40 Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41 Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?”
42 E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?
43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim!
44 Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens.
45 Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se,
46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes.
48 Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor.
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
“Fiquem preparados” para a chegada do Filho do Homem. Mediante parábolas, Jesus convida todos a se manterem vigilantes e ativos nas obras do Senhor.
Aos líderes religiosos, porém, Jesus acrescenta séria recomendação, pois correm o perigo de se envolver com as coisas deste mundo e descuidar os fiéis.
Pode até acontecer que esses “administradores” abusem da posição que ocupam e comecem a “espancar servos e servas, a comer, a beber e a se embriagar”.
Isso significa oprimir, explorar, já que existe também a embriaguez do poder.
Quanto mais formação e maior esclarecimento eles tiverem sobre a religião e a vida da Igreja, mais severa será sua prestação de contas: “A quem muito foi confiado, muito mais será exigido”.
Os que receberam mais devem ajudar os que receberam menos.