SEXTA-FEIRA
04/10/2024
SÃO FRANCISCO DE ASSIS – RELIGIOSO E PAI DA ECOLOGIA
Evangelho – Lucas 10,13-16
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
– Naquele tempo, disse Jesus:
13 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14 Pois bem, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15 Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16 Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós Senhor
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Com tristeza, e em forma de ameaça, Jesus se queixa das cidades que, tendo recebido a visita de Deus, não se converteram. Mudar de mentalidade e de atitudes é a primeira condição para receber a salvação.
Deus se manifesta constantemente a seu povo, dando sinais que chamam à conversão: acontecimentos tristes ou alegres, crises, doenças, frustrações, esperanças… Tudo pode ser ocasião para a pessoa refletir sobre a própria vida.
No entanto, a experiência nos mostra que muita gente, mergulhada nas preocupações terrenas ou alimentando os próprios sonhos egoístas, deixam escapar a graça de Deus.
“Rejeitar a visita de Deus é escolher a própria destruição […] ficando fora da nova história e das novas relações sociais produzidas pelo projeto de Deus” (Ivo Storniolo).
SÃO FRANCISCO DE ASSIS – RELIGIOSO E PAI DA ECOLOGIA
Francisco nasceu na Itália em 1182 e lá faleceu em 1226. Renunciou ao luxo e à vida fácil, colocou-se a serviço dos mais pobres, cuidou dos doentes e excluídos e viveu em constante harmonia com a mãe natureza, nossa “casa comum”.
Fundou a Ordem Franciscana. É patrono da ecologia e dos animais. Escutemos a voz do “Pobrezinho de Assis”, neste dia em que se conclui o Tempo da Criação instituído pelo Papa Francisco, e proponhamo-nos dedicar especial cuidado à criação de Deus e aos mais vulneráveis de nossa sociedade.
Acompanhe também o vídeo no youtube – Evangelho do Dia – 04/10/2024 – Lucas 10,13-16 – Liturgia Diária.