Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Para uma maior compreensão dessa Oração do Pai Nosso vou explicar cada frase e seu significado.
“Pai Nosso que estais nos céus”
Essa frase nos lembra que Deus é nosso Pai, um Pai amoroso que está acima de tudo e todos, mas que também está perto de nós. Ao chamá-Lo de “Pai”, reconhecemos a nossa relação íntima e filial com Ele.
“Santificado seja o Vosso nome”
Aqui, pedimos que o nome de Deus seja respeitado e honrado, não apenas por palavras, mas também por atitudes que refletem o Seu amor e santidade.
“Venha a nós o Vosso reino”
Ao rezar isso, estamos pedindo que o Reino de Deus — um reino de paz, justiça e amor — esteja presente na nossa vida, que possamos viver de acordo com esses valores.
“Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”
Essa parte da oração é uma entrega total a Deus. Reconhecemos que o plano Dele é perfeito e desejamos que Sua vontade se realize em nossa vida, aqui na Terra, como já acontece no céu.
“O pão nosso de cada dia nos dai hoje”
Aqui, pedimos a Deus que nos dê o sustento necessário, tanto o alimento físico quanto o espiritual. Confiamos que Ele cuida de nós diariamente.
“Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”
Reconhecemos que precisamos do perdão de Deus e, ao mesmo tempo, nos comprometemos a perdoar os outros. O perdão é central na vida cristã e nos liberta.
“E não nos deixeis cair em tentação”
Pedimos força a Deus para resistir às tentações e aos erros que nos afastam Dele e do caminho do bem.
“Mas livrai-nos do mal”
Aqui, rogamos a Deus que nos proteja de todo o mal, tanto físico quanto espiritual, e que nos guarde sob Sua proteção.
Cada frase do “Pai Nosso” carrega uma profundidade espiritual e nos leva a entendermos melhor a oração e a se conectarem com Deus através dela.